BENTO XVI REDESCOBRE AUTÊNTICO JESUS EM SEU LIVRO

15-03-2011 09:30

 Segundo o porta-voz vaticano


CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 14 de março de 2011 (ZENIT.org) - Bento XVI conseguiu, com seu segundo volume sobre "Jesus de Nazaré", fazer o mundo redescobrir a figura de Cristo com uma obra de importância "histórica", observa o porta-voz vaticano.

O Pe. Federico Lombardi SJ, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, observou, antes de mais nada, que o livro é histórico porque "inaugura uma nova era" da interpretação da Bíblia, com base não apenas na rigorosa análise crítico-histórica, mas também na dimensão aberta pela fé.

"O estudioso Joseph Ratzinger, que também é o pastor da Igreja universal, guia-nos em uma leitura competente, profunda e, ao mesmo tempo, coerente com a fé cristã e sua tradição", esclarece o porta-voz do Vaticano, no editorial do último número de Octava Dies.

"É uma síntese nova e vivida entre as exigências da cultura histórico-crítica e as da fé, na qual nasceram os textos dos Evangelhos", ressalta.

Livro para o diálogo

Em segundo lugar, o Pe. Lombardi explicou que este é um livro "escrito para o diálogo": "A figura de Jesus é apresentada a todos como a grande resposta de Deus aos interrogantes mais profundos e verdadeiros da existência humana de cada tempo, incluindo aqueles cruciais sobre o mal, o sofrimento e a morte".

"É um oferecimento que corresponde ao sentido da própria missão de Jesus, que pode ser acolhida ou rejeitada, mas é sempre ‘o sangue derramado por todos' e nunca ‘contra' alguém", esclarece.

Este volume, centrado no coração do acontecimento e no significado da vida de Jesus - a paixão e a ressurreição - cumpre um grande desejo do Papa: culminar sua "longa jornada interior" em busca do "rosto do Senhor", mas também seu desejo de compartilhar isso com quem quiser participar desta aventura.

"Sabemos que foi muito custoso para o Papa escrever este livro, dados os muitos compromissos do seu serviço cotidiano. É um presente para a nossa alegria", conclui Lombardi.

fonte: https://www.zenit.org/article-27480?l=portuguese

Voltar