Nosso Caminho

1ª. etapa, GRUPO SEMENTES (9-12 anos):

Pretende-se ajudar o pré-adolescente a perceber como a Palavra de Deus é a semente que frutifica em nossa vida.

A proposta do MEJ é apresentada àqueles pré-adolescentes que já fizeram a Primeira Eucaristia. Esta etapa corresponde, portanto, a um grupo inicial de perseverança. O candidato entra na escola, no grupo de Jesus Cristo. Pouco a pouco abre seus olhos a JESUS e ao mundo. Vai descobrindo que o Deus de sua Primeira Eucaristia é também o Deus que morreu pelo mundo: Jesus Cristo. Aprende a encontrar JESUS no Evangelho: Ele nos fala, nos chama, nos corrige, nos apresenta a mensagem da salvação para salvar o mundo em que vivemos.

Nesta faixa etária desenvolve-se a tendência à ação. É importante orientar o grupo para ela, aproveitando iniciativas e propiciando atividades como entrevistas, visitas, pesquisas, colaboração na comunidade, etc.

2ª. etapa, GRUPO GENTE NOVA (13-15 anos):

A proposta do MEJ nesta etapa é lembrar ao adolescente que o Mundo Novo, feito de Gente Nova – de que fala JESUS no Evangelho -, deve ser construído começando por si mesmo e no próprio ambiente.

É ajudar o adolescente a tomar consciência de sua personalidade, de poder viver sua vida de adolescente: amar, ser amado, descobrir suas possibilidades, crescer, fazer o bem, ajudar os outros visando colabora para um mundo mais fraterno.

É apresentado ao mejista o Caminho de JESUS> Ele se chama e realmente é AMOR e conduz sempre à comunhão de corações, passando pela morte e ressurreição. A missão de JESUS é mostrar-nos o Caminho da vida, do amor, da comunhão, da solidariedade. Essa é também a missão dos amigos de JESUS.

3ª. etapa, GRUPO FOGO NOVO (16 anos em diante):

A proposta do MEJ nesta etapa é ajudar o jovem, de um lado, a construir sua comunidade, de outro, a abrir os olhos ao mundo e ao Evangelho, para descobrir em ambos as razões da esperança. Ajudá-lo ainda a se descobrir mais responsável de sua vida e a se sentir mais solidário com o seu mundo.

Os jovens do Fogo Novo são chamados a uma ação apostólica concreta. Iluminados e nutridos pela Eucaristia – força de seu caminho -, reconciliados pelo Sacramento da Penitência e consagrados pelo Espírito na Confirmação, os jovens são chamados a fazer um compromisso pessoal para viver sua fé mediante um apostolado concreto.

Essa é portanto, a proposta do MEJ. O jovem recebe ajuda para ser mais consciente da missão recebida: a mesma missão de JESUS. É preciso ser testemunha comprometida da ressurreição (At 1,8) dentro da Igreja.

Na comunidade encontrará forças para seguir a JESUS, dando testemunho dEle com sua vida e comprometendo-se com Ele na construção de um Mundo Novo.

O Caminho do MEJ inclui um compromisso dos seus membros de formar-se competentemente nos estudos e na profissão, sem o que seus objetivos seriam frustrados.

Fonte: O MEJ e seu ideal, Pe. Pedro Arrupe, SJ e Pe. Javier P. Enciso, SJ – Edições Loyola